Aparelhos

Escolher aparelhos ortodônticos nem sempre é fácil. Eles podem ser prateados, brancos, transparentes. Agora a última moda entre os jovens são os coloridos. Apesar de os aparelhos ortodônticos serem usados por crianças, jovens, adultos e idosos, algumas dúvidas são comuns a todos:Porque usar Aparelho Ortodôntico (ou dentário)? Qual o tipo de bráquete(ou brackets, aquelas peças que vão coladas aos dentes, onde colocamos o fio e estão presentes em todos os tratamentos realizados com aparelhos fixos) devo escolher? Como funcionam os aparelhos ortodônticos?

Porque usar Aparelho Ortodôntico?

Essa é uma dúvida que muitas pessoas possuem antes de ganhar um “sorriso metálico”. Afinal, porque devo eu colocar um aparelho nos dentes se a minha dentição não é assim tão má?

Ora, a não ser que seja dentista, ou estejaligada a medicina dentária, as probabilidades de estar enganado em relação à saúde e estado dos seus dentes, são elevadas.

Estamos certos que se pondera colocar aparelho ortodôntico é porque há algo de errado com os seus dentes. Então porque deve colocar aparelho? A função primordial dos aparelhos dentários é a de endireitar os seus dentes, ou seja, ao colocar aparelho:

  • Alinha o seus dentes da forma correta, ganhando enormemente em termos estéticos
  • Previne o desgaste anormal de alguns dentes e até das gengivas
  • Previne problemas de oclusão (o abrir e fechar da boca), pois os maxilares estarão na posição certa.
  • Fecha espaços entre dentes e melhora o seu alinhamento tornando a higiene oral mais eficaz

No fundo, ganha dentes alinhados, com maior facilidade de higienização e que no futuro lhe trarão muito menos problemas.

Como funcionam os aparelhos ortodônticos?

Afinal, como o seu dentista depois de lhe colocar um “simples aparelho metálico”, consegue alinhar os seus dentes? Primeiro, como verá nesse site, há aparelhos de alta tecnologia que de simples têm pouco. Segundo, nem todos os aparelhos são metálicos. Surpreendido? Continue lendo.

Mas, respondamos à questão de como funciona afinal um aparelho: os aparelhos dentários funcionam aplicando pressão continuada por períodos de tempo pré-determinado, de forma a mover lentamente os dentes numa direção específica. À medida que os dentes se movem, o osso modifica o seu formato levando a raiz do dente para sua nova posição.

Parece algo muito doloroso! Não vamos dizer que este é um processo indolor, mas que esta descrição não o assuste. Este é um processo gradual, pois se fosse mais acelerado a dor seria insuportável. Daí que em alguns casos tenha que se usar aparelho durante vários anos.

Tipos de Aparelhos Ortodônticos.

Os aparelhos ortodônticos são de vários tipos. Poderíamos fazer todo o tipo de subdivisões, ou agrupamentos de aparelhos dentários por forma de colocação, tipo de materiais usados entre outras. Mas faremos uma subdivisão que qualquer utilizador possa perceber de forma clara – dividiremos os aparelhos dentários de acordo com o fato de serem esteticamente mais apelativos ou não.

Mais abaixo iremos ordenar estes aparelhos conforme sua eficácia e preço. E no fim do texto faremos um breve resumo de toda a informação.

Aparelhos dentários “mais estéticos

  • Estéticos (de brackets transparentes)
  • Invisalign (sem brackets fabricado de uma liga translúcida)
  • Lingual (colocado na parte interior da dentição)

Aparelhos dentários “menos estéticos

  • Fixos de brackets metálicos (com elásticos)
  • Fixos de brackets metálicos auto-ligantes (Damon System)
  • Removíveis (os mais “antigos” aparelhos)

De todos os tipos qual o melhor aparelho dentário?

Não coloque a questão desse modo, coloque antes por ordem de preferência os seguintes aspectos: eficácia, estética e preço.

Aparelhos mais estéticos ordenados por eficácia (do mais caro ao mais acessível)

1º – Podemos dizer-lhe que o aparelho que alia a eficácia a uma estética bastante boa (quase não se nota) é o aparelho dentário do tipo Damon System mas de brackets estéticos. O tempo do tratamento é mais reduzido, o aparelho mal se nota e a manutenção baixa.

2º – Se não puder adquirir o aparelho anterior, pois é ligeiramente mais caro que o aparelho de brackets “normais”, considere a aquisição de um aparelho fixo convencional de brackets estéticos.

3º – Aparelho dentário lingual – não muito usado, muito porque sua manutenção é um pouco mais complexa que outros aparelhos. Como se encontra na parte de dentro da sua dentição, dificilmente se vê.

Aparelhos menos estéticos, igualmente eficazes, mas mais acessíveis.

1º – A primeira opção sem dúvida que é o aparelho dentário Damon system – bracketsauto ligantes. É atualmente o aparelho mais eficaz que existe.

2º – O aparelho dentário fixo de brackets convencionais. Sim aquele com elásticos coloridos e que todo o mundo usa. Embora seja o mais comum, talvez por ser o mais acessível de todos, não é tão eficaz como o anteriormente referido.

Um pequeno resumo ordenado por preço e eficácia:

  • O aparelho mais comum e também o mais barato: aparelho dentário fixo de elásticos e braquetes metálicos.
  • O aparelho estético mais barato: aparelho dentário fixo de braquetes e “fio” transparentes.
  • O aparelho mais eficaz: o aparelho de braquetesauto-ligantes (metálicos).
  • O aparelho mais eficaz e também estético: o aparelho de braquetesauto-ligantes (mas transparentes).

Esperamos que todas as suas dúvidas sobre os vários tipos de aparelhos dentários existentes no mercado tenham sido esclarecidas. Caso ainda possua alguma dúvida, pode entrar em contato através do nosso formulário de contato, clique aqui.