Cirurgia

O cirurgião-dentista é o profissional da área de saúde responsável pela prevenção e tratamento das doenças do sistema estomatognático, que se constitui da boca e de suas estruturas associadas. É comum alguém pensar que o cirurgião dentista é responsável somente pela tarefa de cuidar dos dentes, mas sua função engloba tudo o que está relacionado à boca, desde a remoção de dentes inclusos (como o siso), até a realização de enxertos ósseos e posterior colocação de implantes, além de intervenções em alterações patológicas (como tumores), malformações estruturais e traumas dos ossos da face. Alguns tipos de cirurgias odontológicas:

Cirurgia oral menor é o tratamento cirúrgico de algumas anomalias existentes na boca. A cirurgia oral menor envolve os procedimentos que exigem uma cirurgia mais simples, com anestesia local, como: Exodontia (extração de dentes infectados), Frenectomia labial e lingual (remoção cirúrgica do freio labial superior ou freio lingual ou labial inferior), cirurgias bucais de pequeno porte e pequenas correções ósseas.

O especialista em cirurgia oral menor vai avaliar o paciente cuidadosamente e detalhadamente e depois, junto com o paciente, irá escolher o tratamento adequado para aquele paciente.

Plástica gengival

A plástica gengival é um pequeno procedimento cirúrgico que tem como objetivo proporcionar uma gengiva com um melhor contorno , reduzindo o tamanho da gengiva em até 3mm e melhorando a estética do sorriso.

O excesso de gengiva não é apenas um problema estético, danifica também a função mastigatória, além de colaborar para o aparecimento das doenças peridontais.

O sorriso gengival, pode ser hereditário ou causado por gengivite e ele se apresenta em diversos graus, do mais leve ao bem acentuado. Uma análise minuciosa será realizada para verificar a real necessidade de tratar. Após concluir que a cirurgia será de grande utilidade, o procedimento será agendado. Geralmente dura em torno de 30 minutos e o pós operatório é bem tranquilo. O paciente deverá  apenas ter cuidado com o cimento cirúrgico ( uma pasta colocada para proteger a área operada) que só será removido após 7 dias, porém a cicatrização total ocorrerá nos próximos 15 dias após a cirurgia.

O implante dentário é um tratamento para substituir as raízes dos dentes perdidos. Os implantes dentários são suportes ou estruturas de metal no formato de um parafuso, posicionadas cirurgicamente no osso da mandíbula ou maxila, abaixo da gengiva. Uma vez colocado, o implante dentário permite ao dentista montar dentes substitutos, criando uma aparência natural. Para o paciente usar um implante dentário, é necessário que ele tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo.

Os pacientes ideais para o tratamento de implante dentário são aqueles pacientes que perderam alguns ou todos os dentes. Leia mais sobre Implante Dentário clicando aqui.