Implantes

O que é?

O Implante constitui-se basicamente na introdução cirúrgica de um parafuso de titânio no osso alveolar (Maxilar ou Mandíbula). Este Parafuso substitui a raiz do dente, por isso é chamado de ‘raiz artificial’. É nele que se fixa a prótese dentária.

O implante proporciona conforto e eficiência na mastigação e na fala de forma bastante similar aos dentes naturais, além de devolver beleza ao sorriso e qualidade a saúde bucal.

Para quem é indicado o Implante?

Você é um candidato ideal caso:

  • Esteja faltando um ou mais de seus dentes;
  • Seu Crescimento maxilar esteja completo;
  • Sua prótese removível não esteja confortável e/ou esteticamente adequada;
  • Falte estabilidade e retenção em sua prótese removível;
  • Sua prótese o deixa inseguro;
  • Tenha dificuldade na mastigação;
  • Necessite de auxilio nos movimentos dos tratamentos com aparelhos ortodônticos.

Finalidade do Implante

-Recuperar a função dos dentes e a beleza do sorriso, preenchendo espaços de dentes ausentes, condenados ou próteses removíveis e fixas, quando estas por algum motivo não agradam ao paciente.

-Melhoria na qualidade da mastigação: com implante, a sobrecarga em dentes remanescentes diminui.

- Frear a reabsorção óssea: o osso alveolar sustenta os dentes para permitir a mastigação. Quando a pessoa perde um ou mais dentes, esse osso perde sua função e é reabsorvido pelo organismo. Ocorrendo a reabsorção, as consequências estéticas e funcionais debilitam progressivamente a mastigação e a arcada dentária.

Fases do implante

  1. Exames clínicos e diagnostico

Nessa fase será avaliada a sua história clínica e efetuados os exames complementares.

  1. Cirurgia para instalação do implante

É um processo simples e particular a cada tipo de tratamento e paciente. Iremos orientar você sobre cada passo desse processo.

  1. Pós-operatório

A recuperação de um implante dentário é muito rápida. Informaremos todos os procedimentos para que a sua recuperação ocorra de forma eficiente e sem dor. Se necessário, receitaremos medicamentos para ajudar na recuperação. É fundamental que o paciente siga à risca todas as instruções passadas.

  1. Moldagem, confecção e instalação de prótese dentária.

Podem ser feitos imediatamente após a instalação dos implantes ou de 3 a 6 meses após a fase cirúrgica, dependendo do tipo de osso e do local do implante.

  1. Manutenção e higienização bucal

A manutenção e a higienização adequadas são fundamentais para o sucesso do implante. Orientamos qual é a melhor forma de você cuidar da sua prótese. Mas vale lembrar que uma correta higienização bucal e visitas periódicas ao dentista são essenciais.

Dúvidas Frequentes

É um tratamento doloroso?

Em todo processo, nossa preocupação é com o bem-estar do paciente. Apesar dos medos geralmente associados à imagem do dentista, a verdade é que a odontologia moderna dispõe de meios muito avançados para fornecer ao paciente um tratamento de primeira qualidade e sem dor, tanto na colocação dos implantes como nos dias seguintes ao procedimento.

Quais são os resultados?

Os resultados de implantes são estáveis. Mais de 93% dos casos são concluídos com sucesso. Uma boa higiene bucal e consultas de manutenção são essenciais para o bom funcionamento da prótese.

Quanto tempo dura o tratamento?

O tempo de duração do tratamento depende do caso de cada paciente. Iremos informar você após avaliarmos o seu caso.